O Apóstolo Pedro PDF Imprimir E-mail
Seg, 07 de Julho de 2008 14:05

A autoria da primeira epístola de Pedro não está envolta em dúvidas e questionamentos como acontece com outros escritos bíblicos. O autor começa o texto se apresentando: "Pedro, apóstolo de Jesus Cristo" (I Pd.1.1). A seu respeito, o Novo Testamento nos fornece muitas informações. Seu nome original era Simão, abreviatura de Simeão, nome hebraico que significa "famoso".

Simão foi pescador (Mt.4.18), até o dia em que, conduzido por seu irmão André (João1.40), conheceu o Senhor Jesus, o qual lhe chamou "Pedro" (Petros), nome grego que significa "pedra", o mesmo que "Cefas" em aramaico (João 1.42). Era chamado também de "Simão Barjonas", ou seja, Simão, filho de Jonas (Mt.16.17), ou filho de João (Jo.21.15). Devido ao uso de mais de um idioma, era comum as pessoas possuírem mais de um nome. Um hebraico, outro grego; ou um em latim, outro em aramaico, ou até mesmo dois nomes numa mesma língua.

O caso de Simão é bastante peculiar. Jesus lhe deu um novo nome: Pedro. Não lhe bastaria ser "famoso". Precisava ser firme e inabalável. Afinal, firmeza era o que mais lhe faltava naqueles primeiros anos de serviço ao Mestre. Em seus momentos de debilidade, era chamado de "Simão" (Lc.22.31; Mc.14.37; João 21.15-17). Era o "velho homem" em ação, com toda a sua fraqueza natural.Quando conhecemos o Senhor Jesus, ele muda o nosso nome.

Muitos, antes de se converterem, eram chamados de "mentirosos", "enganadores", etc. Depois, passam a ser conhecidos como honestos, trabalhadores, bons cidadãos, etc. Quando o suposto convertido não vive à altura do evangelho, então fica conhecido como "crente desonesto", "crente mentiroso", etc. Tornou-se o seu "último estado pior do que o primeiro". Pedro era casado e morava em Cafarnaum, cidade situada ao noroeste do Mar da Galiléia (Mc.1.21,29,30). Jesus exerceu nessa região uma parte considerável do seu ministério. Pedro se tornou discípulo e apóstolo de Jesus (Mt.10.2). Seu ministério foi mais dedicado aos seus próprios compatriotas, os judeus. Foi considerado "apóstolo à circuncisão" (Gál. 2.8). Foi grande o seu destaque entre os apóstolos quando andavam com Jesus e também na igreja, depois da ascensão do Senhor.

Pedro pronunciou a mais célebre declaração dita por um discípulo: "Tú és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Mt.16.16). E também: "Para quem iremos nós, Senhor. Tu tens as palavras da vida eterna." (João 6.68). Por outro lado, cometeu grave erro ao repreender o Mestre dizendo: "Senhor, tem compaixão de ti. Isso de modo nenhum te acontecerá." (Mt.16.22). Imediatamente, ouviu a mais severa repreensão de Cristo: "Para trás de mim, Satanás!" (Mt.16.23).

Observamos que Simão Pedro saía na frente dos discípulos em qualquer situação, fosse para errar ou acertar. Com isso, conseguia grandes elogios e também repreensões. Pedro teve experiências ímpares, maravilhosas, e também fracassos vergonhosos. Vejamos alguns exemplos:

Experiências Maravilhosas

  • Andou sobre as águas (Mt.14.29)
  • Testemunhou a ressurreição da Filha de Jairo (Lc.8.51)
  • Testemunhou a transfiguração de Cristo (Mt.17.1).
  • Testemunhou a agonia de Cristo no Getsêmani (Mt.26.37)
  • Pescou um peixe que tinha uma moeda na boca (Mt.17.27).
  • Pregou no dia de Pentecostes (At.2).
  • Curou um coxo na porta do Templo (At.3).
  • Talvez enfermos tenham sido curados sob a sua sombra (At.5.15).
  • Mediante a sua palavra, morreram Ananias e Safira (At.5.1-10).
  • Curou um paralítico (At.9.34).
  • Ressuscitou Dorcas (At.9.40).

Fracassos Vergonhosos

  • Duvidou e começou a afundar (Mt.14.30).
  • Repreendeu o Senhor Jesus. (Mt.16.22).
  • Negou a Cristo três vezes (Mc.14.66-72).
  • Cortou a orelha de Malco (João 18.10-11).
  • Foi temporariamente contrário à evangelização dos gentios (At.10).
  • Apresentou duplo comportamento (Gál. 2.11-12).

Alguns episódios da vida de Cristo foram testemunhados apenas por Pedro, Tiago e João. Até a ordem em que esses nomes aparecem no texto nos mostra a preeminência de Pedro (Lc 8.51; Mt 17.1; Mt 26.37).

Durante algum tempo, sua vida foi muito contraditória. Se Pedro vivesse nos nossos dias e tivéssemos de formar uma comissão na igreja, ou uma equipe para um trabalho especial, talvez não o escolheríamos. Contudo, Jesus o escolheu. E não acontece assim também conosco? Num momento estamos "andando sobre as águas" e, "no próximo versículo" já começamos a afundar. Talvez também tenhamos muitas vezes negado a Cristo através das nossas ações e palavras.

Contudo, Jesus nos escolheu e já nos conhecia antes que pudéssemos acertar ou errar. O mais importante é o conserto. Se caímos precisamos nos levantar rapidamente, seguir adiante, e procurar evitar novas quedas. Pedro negou a Cristo três vezes. Confrontado por sua consciência e pelo olhar do Mestre, chorou amargamente, arrependido do seu fracasso (Lc.22.61-62). Passados cinqüenta dias, Pedro estava pregando a respeito da ressurreição de Cristo. Afinal, sua vocação não foi cancelada pelo pecado. No dia de Pentecostes, Pedro estava entre os que foram cheios do Espírito Santo, inaugurando assim a igreja do Senhor Jesus.

O registro dos erros de Pedro são bastante oportunos pois, além de evidenciarem a sinceridade dos escritores bíblicos, servem para derrubar a tese de uma suposta infalibilidade apregoada por alguns. Tantas falhas deveriam ter sido suficientes para que Pedro não viesse a ser idolatrado por tantas pessoas. Contudo, todos os seus erros não foram bastante. O escritor de Atos dos Apóstolos concentrou-se na pessoa e nas obras de Pedro até o capítulo 12. Afinal, foi considerado como uma das "colunas da igreja" (Gálatas 2.9).

Além de ter trabalhado em Jerusalém, atuou também na Babilônia (I Pd 5.13). Não se sabe ao certo se Pedro esteve na Babilônia que ficava às margens do Eufrates, ou se isso foi uma referência velada à cidade de Roma. Segundo Orígenes, Pedro foi morto sob as ordens do Imperador Nero depois do incêndio em Roma. Sabendo que seria crucificado, Pedro pediu que o fosse de cabeça para baixo, pois não se julgava digno de morrer na mesma posição que o Mestre. A data de sua morte estaria situada entre os anos 64 e 68 d.C.

Anísio Renato de Andrade
INV - Olaria, RJ

Última atualização em Seg, 07 de Julho de 2008 14:07
 

Comentários  

 
+1 # claudete 27-08-2010 17:05
:lol:É sempre muito gratificante arender algo que tem haver com o senhor Jesus...abraço!!! :zzz :D
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # luciene maria dos sa 09-09-2010 14:41
Gostaria de saber mais sobre a vida de Pedro livros Biblias e etc.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+3 # Zaine Alves 25-10-2010 15:19
Paz e graça amado de Deus.

muito bom ter estado aqui e lido informações tao importantes sobre o ministerio e exemplo de Pedro para nossas vidas. O senhor Jesus quiz nos ensinar atravez de Pedro que ele quer nos usar poderosamente e para isto temos que ser limpos ( como a vara é limpa para produzir mais frutos) e cheios ( como os vasos de azeite) com Pedro tbm foi asssim e Cristo nos ensina que ainda que sejamos fracos, nosso ministeros, chamado e proposito de eus nao pode ser frustado. O cair é do homem mas o levantar é de Cristo que nos sustenta por seu poder e amor. Sou grata a Deus por sua vida e por compartilhar seu conhecimento. Nunca deixe de posicionar as referencias biblicas, este é o seu diferencial dos que dizem coisas que parte do achismo 9 eu acho)!!!!

Deus abençoe sua casa, sua familia e sua vida renovando em vcs as convicções do Espirito Santos.

Zaine Alves de Sao Paulo
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # José Mendonça 30-10-2010 19:22
Goste da postagem parabéns!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # ANA BEATRIZ 09-11-2010 17:04
:-) que DEUS abençoe, amei saber mais sobre o apóstolo pedro, ajudar a entende melhor.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # Thayná 05-12-2010 02:42
Interessante as informações neste site postadas... Me foi útil para fazer um trabalho da Crisma. :-)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Gabriela Maruyama 16-12-2010 15:04
O que eu fico triste é em saber que muitas vezes as pessoas se apegam muito mais a coisas impostas pelo mundo que pela própria palavra;
Um exemplo é o Papa, todos os homens nasceram do pecado, o Papa também.
Como diz em Mc 1.30 Pedro era casado, então ele não foi o primeiro Papa.
Há várias passagens bíblicas que falam sobre a idolatria. Se apegar a imagens não edifica o espírito.

Sejamos todos discípulos de Jesus amados, tenha fome da Palavra!
Precisamos todos os dias renascer em Cristo Jesus!
Morra para o mundo, viva para Deus
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-1 # alberto nery 21-12-2010 00:22
Recentemente umsobrinho meu esteve em Roma e tirou várias votos do Vaticano,entre as inumeras fotos,uma me chamou atenção.É o túmulo em que está os restos mortais de Pedro o apostolo,fiquei pensando como ´r triste as pessoas viver no engano.Pedro segundo a tradição morreu em Roma,como presbitero da igreja entre os anos de 64 e 68.E somente por volta do ano 351 que Roma reconheceu o cristianismo como uma religião,e não uma seita,como que depois de três séculos,acharam o corpo de Pedro e o levaram para colocar o mesmo dentro da basilica do Vaticano. Bem diz as escrituras"errais por não conhecer as escrituras e nemo poder de Deus.Parabens por este estudo sobre o apóstolo Pedro.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-1 # jJOAO WILA FONTEES 27-12-2010 13:54
SAUDO PAZ DE JESUS CRISTO.
PODEMOS VER ATRAVES DOS TEMPOS SÃO AS MITIRAS FALADAS E ESCRITAS SOBRE A IGREJA DE CRISTO. AVERDADEIRA IGREJA DE CRISTO. QUE TEVE INICIO COM JESUS CRISTO NA GALILEIA REGIÃO DA PALESTINA AO OESTE DO JORDÃO, FOI ONDE JESUS COMEÇOU O SEU MINISTERIO. DEPOIS DE RESSUSCITADO APARECEU AO SEUS DICIPOLOS.(LC4.14) E (MT28.16 E MARCOS (1. 9,39
NO MAR DA GALILEIA ONDE COMISIONOU SEUS APOSTOLOS APREGAREM O EVANGELIO DE DEUS. ESTAVA O APOSTOLO PEDRO, NÃO SÓ PEDRO TAMBEM OUTROS APOST. JESUS CHAMA PEDRO E DIZ PEDRO TU MIM AMAS? EPEDRO RESPONDE SIM. VERDADEIRAMENTE MIM AMAS?. SIM SENHOR TU SABES QUE TI AMO. E JESUS LHE DIZ APASSENTA MINHAS OVELHAS.
AI VERDADEIRAMENTE COMEÇOU A IGREJA DE CRISTO. MAIS UMA COISA MUITO IMPORTANTE FOI QUE JESUS FALOU EM OUTRA OCASIÃO.FICAI EM JERUSALEM PARA Q. SEJAIS REVESTIDO DE PODER DO ESPIRITO SANTO.DISSE EM MEU NOME PREGAI O EVANGELIO E A REMISSÃO DE PECADOS EM TODAS AS NAÇOES, COMEÇANDO POR JERUSALEM.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Moisés G. Ribeiro 05-02-2011 03:59
A paz do Senhor meu irmão. Estou maravilhado pela forma que o Senhor lhe usou na preparação desse estudo sobre o Apostolo Pedro. Apresentarei a sua vida a Deus em minhas orações. Que toda honra e toda glória continue sendo dada a Deus. Paz amado.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Reginaldo dos santos 05-02-2011 23:24
amei de mais ler sobre essas coisas lindas espirituais isso me fortalece a minha alma que Deus abencoe grandemente todos que lerem essas palavras Reginaldo lima americana S/P
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # ricardo santos 1 10-02-2011 21:18
aposlo pedro era um homem como davi errava muito mais tinha o que muito de nois nao temos, tinha a humildade de pedir perdao a deus.
ou seja confessava o seu pecado nao fazia como a grande maioria que camufla, mais deus nao se deixa enganar-se que deus nos faça compreeder a sua vontade, amem
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+4 # ricardo santos 1 10-02-2011 21:50
pedro um homem de deus assim como davi cometia varios erros; mais diferente de muitos de nois tinha facilidade de de arrepender reconhecer o seu pecado e pedir perdao a deus, que deus nos ajude a fazer sua vontade. amem...
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+4 # Alexsandro Macário 19-02-2011 18:41
A paz do Senhor Jesus cristo(nosso salvador). Amados gostaria de compartilhar com todos um pesamento meu, Quando o Dicipulo Pedro nega a Jesus temos na ocasião um homen que conhecia e andava com Jesus, mas ainda faltava algo e verdadeira conversão, amados quando presenciamos uma pessoa usada por Deus e derepente ela desiste da caminhada e por que a pessoa não teve um encontro com Jesus verdadeiramente quando pedro presencio o sofrimento de Jesus para salvar a todos e recebeu o poder do espirito santo no dia de pentecoste (AT 2) ele teve um contato verdadeiro com Jesus e depois disso fez a obra de Deus foi o Principal personagem para o crescimento da igreja primitiva e morreu sem negar a Cristo. Quando conhecemos a Jesus em Espirito e em verdade não conseguimos desistir da caminhada... fiquem todos na PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # Pr. Abraão melo 01-03-2011 22:35
Apaz, a todos os irmãos que tiverem acesso a este comentario, falar de nosso irmão Pedro, é uma honra porem apredemos muito com ele, por ele ser, um dos mais querido do nosso senhor jesus, vemos mesmo ele negando a jesus, jesus,não o despesou pq jesus tinha o encontrado ele, no seu trabalho que era a pesca, e lhe fez um convite, e disse que agora seria pescadores de homens, vemos ele acompanhou a trajetoria de jesus, quando foi preso, e ali vemos que ele começou a sua verdadeira convensão quando ele nega a jesus, pela terceira vez, ele lembra do que jesus tinha lhe dito, que antes que o galo cante tu mim negarás 3 vezes ele sai pra fora do patio e vai chora.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Pr. Abraão melo 01-03-2011 22:38
amo pegar sobre esse profeta.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # tyago 24-03-2011 12:44
heita homen que tinha intimidade com deus me alegro quendo ouço falar de pedro
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+8 # Adriana Menezes 30-03-2011 17:53
Sou nova na fé,só agora tive um encontro verdadeiro com o Espirito Santo de Deus.Sabe irmãos hoje aprendi muito com apostolo Pedro e saber o quanto temos a aprender com o altissimo e vejo assim como ele preparou a Pedro,esteja preparando a sua igreja aqui tbm quando vier os dias maus.Fica na Paz de Jesus Cristo o unico salvador :lol: Deus é tremendo!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # Pr .Edson Machado 14-04-2011 22:23
:roll: meditar sobre o apostolo e muito bom, aprendemos muito com ele
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+3 # MARLI 28-04-2011 14:48
muito importante este estudo me edificou..
me encorajou,
e a pedro esta frase faz toda adifereça,
obrigada....
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+3 # canela de fogo 18-05-2011 20:32
a paz do nosso senhor e salvador jesus cristo meu nome e angelica gostei muito de saber mais um pouco da historia de pedro pois e um grande exemplo em algumas de suas atitudes podemos nos espelhar nele como como morrer sem negar o mestre e outras atitudes possitivas só que também muita das vezes somos como ele deixamos esmorecer nossa fé e esquesemos que o todo poderoso está dormindo na beira do nosso barco fique com essaa palavras e aprendamos com nosso irmão pedro e a paz do senhor
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # ruymilan@hotmail.com 08-06-2011 00:05
Muito,obg...
Esse estudo me ajudou mt,ainda mais porque eu irei dar o estudo na minha celula de jovens e esse estudo ér beem explicadinho,e facil de se entender,decpra r e principalmente estudar :-)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # marieli 30-06-2011 12:36
eu marieli gostei muio mesmo dessa istoria é muito legal e poriso eu gosto de jesus cristo ;-)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # marilia carvalho 05-07-2011 19:47
pedro e´um grande exemplo ,para nos .
ele se deixou mudar e assim podendo fazer realmente o que jesus queria .
hoje em dia se pensam muito , quando jesus pede algo ou nos manda fazer algo relacionado ,a sua obra .
demoramos muito ,nas decisoes e nas escolhas ,em tudo colocamos empecilho . e como e´bom e maravilhoso obedecermos ao senhor e cumprirmos todos os seus decretos, pois ele naõ nos desampara e tambem naõ nos desampara; ele e´a nossa rocha e o nosso porto seguro . que deus os abençoe .
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-1 # Pr Márcio 09-07-2011 13:47
Louvado seja Deus pelo estudo.
A vida e ministério do Apostolo Pedro é um exemplo para todos os cristãos, do amor e da graça Divina.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # carlos motta 16-07-2011 12:49
PEDRO E O ESPELHO EM QUE VEMOS NOSSAS VIRTUDES E FRAQUEZAS,MAS ME ALEGRO MUITO QUE CRISTO NAO ESCOLHEU OS FORTES, O SABIOS MAS ESCOLHEUS OS QUE NAO SAO PARA CONFUNDIR OS QUE SAO,OS FRACOS, O IMPORTANTE E QUE JESUS NAO ESQUECEU A PEDRO, SEU NOME E CITADO AO RESSUCITAR ( IDI E DIZEI A PEDRO) ESI QUE VOU ADIANTE DELES PARA GALILEIA. RESULTADO PREGADOR PODEROSO NAS MAOS DE DEUS!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # luiz Henrique 13-08-2011 02:40
Pedro fui um bom garoto ele conseguiu ver o que muitos ainda não viram ! ele consegui ver que nem fama nem dinheiro nem ser famoso é ser maio do que ter os pés firmados em Deus
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # itamar da silva 20-08-2011 17:23
paz sor presbitero sem jesus fracasamos o espirito santo ele nuis da poder para cura libertar vida esto muito alegre porque vençi tentaçao de mulher sou mais que vençedor igreja inpactano as naçois s g a d b do brazil
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-1 # Henrique Bovareto 24-08-2011 12:32
Muito bom o artigo. Parabéns.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # LUCAS CABRAL 31-08-2011 16:15
PARABENS PELO ESTUDO IRMAO QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # evg. edson 03-09-2011 15:30
apaz do senhor jesus, gostei muito do estudo, mostra que jesus é muito bom para nos, mesmo cometendo erros ele nos ama,,,,,um abraço, que deus te elumine cada dia mais....... :lol:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # Camado 04-09-2011 14:02
:lol: :lol: :lol: A paz, Pedro é o que realmente somos: fortes, fracos, inconstantes, medrosos,mas totalmente amados e compreendidos pelo Senhor Jesus! O mais importante é saber quem é o mestre, e isso Pedro sabia..
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # pr Antonio costa 04-09-2011 17:15
bem aventurado é o homem a qual Deus dá o verdadeiro conhecimento
:lol:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+3 # ferdnand sousa perei 07-09-2011 00:09
obrigado sobre esse estudo que Deus te abençoe; em nome de Jesus
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+3 # robertinho 07-09-2011 17:56
sera q nos temos a coragem de PEDRO!!
morrer por causa de JESUS!!
reflta isso
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # julianapedro 11-09-2011 17:07
Muito lindo esse estudo ,continue assim parabéns meu filho chama-se Pedro!!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # jackysson cunha 14-09-2011 15:01
a morte de pedro foi uma morte cruel,ele pediu para que fosse crucificado de cabeça para baixo, pq nao era digno de morre da mesma maneira que o mestre jesus.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # pr.italo lima 24-09-2011 10:39
nossas que Deus abençoe, q coisa linda de jesus:obrigado senhor por levantar essas pessoas e capasitalas a nus ensinar. :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Gabriella 25-09-2011 14:08
Eu axei interessante este site, me ajudou bastante na minha pesquisa pra Catequeze, fico agradecida

:lol:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Gabriella 25-09-2011 14:10
Citando jackysson cunha:
a morte de pedro foi uma morte cruel,ele pediu para que fosse crucificado de cabeça para baixo, pq nao era digno de morre da mesma maneira que o mestre jesus.

isto meesmo fiko felis qq nossos irmãos sejam dignos de fazer um site com inportancias dos nossos apostolos, ao inver de fazer sites futeis , estes são o caminha Deus abençoe a todos amen. ♥
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # ttt 20-10-2011 14:30
historia de pedro
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # vanderléia 29-10-2011 14:30
como pedro temos os nossos momento de altos e baixos ,mas acima de todo isso o nosso coracao possa sempre esta arrebatado em Deus ;-) ele mesmo disse certa vez Senhor para onde iremos só tu tens as palavras de vida eterna,Citando ttt:
historia de pedro
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+5 # Alexandre Ferreira 07-11-2011 11:49
Belo estudo! Cabe a cada um de nós, decidirmos se, querermos "ser" Pedro antes do livro de Atos, ou depois dele!
Parebéns pelo estudo!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # welton 30-11-2011 14:24
temos que ter a mesma vida como siquidodres de jesus como foi a vida pedro
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # claudemir vilaca cab 03-12-2011 22:46
como seria necessario que esses pedros diminuicem para que o senhor jesus aparecesse
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+5 # josé fraguito 17-12-2011 13:12
muito bom o estudo, muitas vezes me vejo como pedro andando sobres as aguas logo depois estou afundando mas Jesus sempre me da a sua mão e me deixa de pé novamente !!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # davi cesar 03-05-2012 15:26
:cry: faze o que ......jesus nos chamou.
ainda que indignos,nao podemos olhar mais pra traz...."cada alma um peixe cada peixe um pescador"..... ;-) :P
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-7 # Rogério Alves 06-05-2012 05:26
Não concordo que o sair do barco tenha sido uma experiencia maravilhosa para Pedro,pelo simples fato de apenas um dos três evangelista ter mencionado o detalhe de Pedro andando sobre as águas, no caso mateus.O mar representa o mundo,o barco a igreja.Jesus triunfa sobre o mundo,Pedro só se estiver no barco.não saia do barco...
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # Tabata Iracema 26-05-2012 17:56
Pedro quando se apresenta como apóstolo de Jesus Cristo revela seu forte senso de identidade cristã e maturidade espiritual. O cristão nascido da água e do espírito é assim: duas ou três palavras trocadas com ele já são suficientes para revelarem a profundidade de seu relacionamento com Deus.Estou atualmente pesquisando a respeito do tema :"identidade cristã" e este presente estudo,contribu i sobremaneira a minha pesquisa. Deus seja louvado pela sua vida meu irmão.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-1 # talita franco 07-06-2012 16:11
;-) Se prenda a jesus pq so elle é a salvaçao .. n seja igual a pedro q negou o senhor jesus 3 vez .. Seja fiel .. Amem.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # jonivon 14-06-2012 23:56
se vc está feliz ou sofrendo lembre-se que o SENHOR JESUS está perto de vc não podemos é desanimar quanto maior a luta maior é a vitória lembro-me do povo de isrrael quando saia do egito o SENHOR estava lá ele não desampara e nem abandona ninguém espera pelo o SENHOR e ele te salvará amem irmãos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-1 # Francisco Miranda 01-09-2012 21:12
Temos que viver a Palavra de DEUS, porque só ele tem a verdade, porém quando Jesus subiu ao Céu, deixou sua Igreja na mão dos seus Discipulos, e Pedro foi para Jesus o homem escolhido para dirigir esta Igreja, e Pedro a levou de forma como Jesus mandou.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-1 # carlos de luca 21-09-2012 20:36
No início de tudo,O SENHOR DEUS habitou a terra com os mais variados seres viventes, e viu que era bom,aos nos criar para habitar a terra, viu DEUS que era muito bom.Neste exato momento plantou em nosso coração a maior e a mais poderosa arma, a qual jamais poderá ser vista aos olhos humanos e que jamais homem algum poderá copiar, é a única arma que destroi, extermina qualquer potestade maligna. Meus irmãos esta arma é a nossa FÉ, é de FÉ em FÉ que conquistamos nossos sonhos e nos tornamos vitoriosos.JESUS quando operou seus milagres, ÊLE dizia... vá a tua fé te curou, quando colocamos nossa FÉ em ação, somos curados de todos os males.Amém. :roll:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # carlos de luca 21-09-2012 20:43
JESUS é a única razão para os nossos delírios, JESUS é a única certeza para nossas dúvidas, para as nossas derrotas, JESUS é a única vitória. ;-)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # elisabetelaia 24-09-2012 03:41
:-? ELISABETE LAIA Ouvir sobre milagres é bom! crêr em milagres é bom! ser um milagre é melhor ainda!!!!!!Jesu s faz milagres.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # paulo ricardo 17-10-2012 23:38
Deus e tudo , gloria ao ALTISSIMO SZ :lol:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # diaconiza nena 26-10-2012 01:56
OBRIGADA POR ESSE ENSINO, QUE DEUS LHE ABENÇOE.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Deveras 30-11-2012 19:51
poxa obrigado e que Deus te abençoe!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+5 # CLAUDIO PINTO 02-12-2012 17:39
VALE LEMBRAR QUE ATÉ MESMO SENDO NEGADO POR ELE JESUS NÃO DESISTIU DELE ASSIM COM JESUS NÃO DESISTIU DELE HOJE TI DÁ UMA OPORTUNIDADE DE FAZER PARTE DO REINO DE DEUS :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # CLAUDINE.7 16-01-2013 14:32
MUITO BOM ESTUDO. O HOMEM NÃO MERECE IDOLATRIA POS SOMOS TODOS FALHOS, MAS CRISTO MERECE TODA HONRA E TODA GLÓRIA É BOM SABER QUE ELE NOS PERDOA.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # lazaro augusto 12-02-2013 14:30
:lol: bem dito seja nosso senhor JESUS CRISTO!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+4 # Teo Brasil 17-02-2013 14:04
Que asneira heim "Rogério Alves"]
Procure em toda a bíblia e me diga se alguém mais além de Jesus e Pedro andaram sobre as águas.... Isso é mais que maravilhoso é sobrenatural, e o sobrenatural é só pra quem é oousado como Pedro foi.
Gostei muito do estudo Deus o abençoe!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+4 # jbsflv batista 23-03-2013 00:31
Gostei, que Deus continue ti abençoando, para nos abençoar. E assim nos os outros.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+3 # meu fio 01-04-2013 15:44
que estudo abençoado muito interessante a vida do apostolo Pedro.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+4 # Nando idios 03-04-2013 01:59
;-) gostei do comenta rio que pedro passou por muitos milagres andou sobre as aguas e estava do lado de jesus mas precisava mudas muitas coisas. não e diferente em nossas vidas a paz do senhor :D
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+3 # elizeu silva 29-04-2013 17:05
Deus continue lhe abençoando,belo estudo !!! completo !!! era o que eu precisava!!! 8)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+4 # Helen Abreu 10-05-2013 19:44
gloria a Deus , Pedro assim como nos nao foi perfeito mas teve oportunidade de mudar e ver as maravilhas do SENHOR ,paz.. :lol:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-2 # Dani Católico 12-07-2013 13:44
Pedro mesmo com seus defeitos foi um homem exemplar, um grande exemplo para nós cristãos, uma pessoa muito veneravel.
Que Deus abençoe cada um de nós
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-1 # Dani Católico 12-07-2013 13:45
Pedro mesmo com seus defeitos foi um grande cristão, uma pessoa muito veneravel, um exemplo para nós.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Dani Católico 12-07-2013 13:49
Pedro mesmo com seus defeitos naturais, porque todos temos defeitos, ele foi um grande homem, uma pessoa muito veneravel, um grande exemplo cristão para nós. Que possamos ser abençoados como Pedro foi.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # MARIA HELENA JUREMA 11-10-2013 13:09
Gostaria q vc me esclarecesse Pedro quando lhe foi dado a voz de prisão ele teria reconhecido Malcom o guarda q ele com a espada lhe cortou a orelha e que Jesus o curou do ferimento, não repondo sua orelha mas fazendo cicatrizar o ferimento, ajoelhou-se diante de Malcon e lhe pediu perdão.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-3 # Sérgio da silva 23-10-2013 10:54
Citando MARIA HELENA JUREMA:
Gostaria q vc me esclarecesse Pedro quando lhe foi dado a voz de prisão ele teria reconhecido Malcom o guarda q ele com a espada lhe cortou a orelha e que Jesus o curou do ferimento, não repondo sua orelha mas fazendo cicatrizar o ferimento, ajoelhou-se diante de Malcon e lhe pediu perdão.


Comentário: Malco não foi um soldado e sim um servo do sacerdote enviado juntamente com os soldados para prender a Jesus. Provavelmente ele não estaria presente na prisão de Pedro.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # flavio luiz 16-11-2013 12:21
a paz do senhor!
este estudo sobre a vida de Pedro e muito edificante!
e um benção!!!!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # wellington 15-01-2014 11:52
eu gostaria de saber, João Marco foi filho de Pedro
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-1 # Diane 08-04-2014 23:56
Hi there to all, the contents existing at this web site are in fact amaziung for people
knowledge, well, keep up the nice work fellows.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Página do Portal Nova Vida no FacebookTwitter Portal Nova VidaComunidade do Portal Nova VidaRSS

Portal Nova Vida Site oficial do Conselho de Ministros das Igrejas de Nova Vida do Brasil · Produzido pela W3 Interativa