Coisas que precisamos saber sobre milagres PDF Imprimir E-mail
Qui, 18 de Setembro de 2008 14:11

iconCoisas que precisamos saber sobre milagres(54 KB)

Texto Base: II Reis 4:17-37

Essa mensagem foi fruto de um sonho que tive e nele eu estava pregando e diversos milagres foram liberados sobre os ouvintes. Ao acordar passei o dia inteiro com o sonho na mente, mas não me lembrava de jeito nenhum do texto bíblico. Eu somente me lembrava do título. Passei aquele dia trabalhando, era uma quarta-feira e havia o culto logo mais à noite. Quando cheguei em casa após o trabalho, peguei minha Bíblia e pedi ao Espírito Santo que me fizesse recordar o texto bíblico, e quase imediatamente me veio na mente todo texto: II Reis 4:17-37.

Sei que muitas pessoas, assim como eu, precisam de milagres quase que diariamente. É aquela pessoa que precisa de uma cura de uma doença que a medicina não consegue realizar. É o abandono de um vício.

A restauração de um relacionamento afetivo. A mudança do coração de alguém. A libertação de uma prática errada. Uma porta de emprego que se abra. A restauração de um casamento. As finanças se equilibrarem e os negócios prosperarem, etc, etc, etc...

O inimigo de nossas almas tem travado uma luta constante contra o nós para que não alcancemos o cumprimento das promessas de benção do Senhor. Alguém já disse que na Bíblia tem aproximadamente 5.000 promessas de Deus para o ser humano, mas tem sido tão difícil crer nisso, pois passamos um momento muito crítico.

A Igreja do Senhor Jesus Cristo é por onde o poder de Deus deveria se manifestar, mas não tem sido assim. Infelizmente as pessoas vão a Igreja atrás de uma benção ao invés de irem atrás do abençoador. Também temos diversas pessoas querendo fazer um “negócio” com Deus, pois em troca de dinheiro (dízimo/oferta) querem a prosperidade e a riqueza. Valores desse mundo materialista e consumista que vivemos.

Há muito desespero e angústia espalhados em diversos lares. Vizinhos nossos, colegas no trabalho e na escola (faculdade), estão vivendo um verdadeiro “inferno” na Terra. Viciados, drogados, lares destruídos, divórcios e separações, etc. Miséria e dor estão alcançando todas as famílias e somente Jesus tem o poder para transformar aquelas realidades tão dramáticas.

Para isso, gostaria de compartilhar pelo menos 08 (oito) coisas que precisamos saber sobre milagres, pois tem muita gente boa sendo enganada por muitas mentiras e por falsos pastores. Creio que o Espírito Santo vai liberar o milagre na sua vida.

O profeta Eliseu se hospedava na casa de uma mulher sunamita, e desse relacionamento é que vamos aprender o que ela fez que liberou milagres na sua vida. Sei que se fizermos a mesma coisa que ela iremos igualmente ser alcançados pelos mais ricos milagres do Senhor. Nossa realidade será transformada pelo poder de DEUS. Nossos lares serão resgatados e nossas famílias experimentarão a proteção, direção e provisão de JESUS.

Precisamos saber que:

NÓS NÃO FAZEMOS MILAGRES, SOMENTE DEUS.

Parece óbvio, mas muitas vezes queremos dar uma mãozinha para DEUS. Ficamos especulando como resolver aquela situação dramática que estávamos passando. Perdemos noites com insônia, querendo dar uma “deus”, tentando achar uma solução. O versículo 21 diz que a Sunamita colocou seu filho morto na cama do profeta, fechou a porta do quarto e foi atrás de Eliseu. Ela sabia que aquele momento somente a mão de DEUS poderia fazer alguma coisa. Assim nós devemos também agir. Temos que nos conscientizar que há momentos que não podemos fazer mais nada, ou ainda, que se tentarmos fazer alguma coisa poderá piorar.

MILAGRES DE DEUS VEM POR MEIO DE PESSOAS DE DEUS.

Ficamos desnorteados, precisando ouvir a voz e a direção de DEUS quando estamos passando por situações difíceis na vida. É como se tirassem o nosso tapete, ficamos “sem chão”. Nessas horas os incautos vão consultar horóscopos, cartas de búzios, tarô, médiuns, espíritos de luz, etc. Todos esses “caminhos” a Bíblia condena e DEUS não está aí.

Infelizmente por outro lado, na Igreja evangélica temos uma multidão de aproveitadores, que como abutres ou lobos, sedentos, tiram proveito das pessoas que estão em desespero. Pregam mensagens mentirosas, falam em nome de DEUS sem que o Senhor tenha dito nada. O que querem é espoliar as pessoas dos seus bens em troca do “favor divino”. A pessoa para se ver “curada”, por exemplo, é capaz de dar todo seu dinheiro e bens, e esses infiéis “homens de DEUS” estão prontos a receber em troca da oração “forte” ou do “sacrifício”, muitas dizendo: “Não existe a benção de DEUS sem sacrifícios pessoais”, mas esses sacrifícios geralmente são de bens materiais.

Eles um dia vão se ver com DEUS, pois Dele não se zomba, e aí daquele por meio de quem vem o escândalo.
A sunamita reconheceu que Eliseu era um “santo homem de Deus”, versículos 8-9 e 16-17. Ela poderia ter ido atrás do líder espiritual da sua cidade, mas foi atrás de Eliseu que estava em outra cidade. Eu me atrevo a dizer que na Nova Vida temos homens e mulheres de DEUS, e pela misericórdia Dele estão aqui para servir aos irmãos. Desejamos de todo o nosso coração que o Senhor mude a sua vida e te abençoe ricamente. A Nova Vida tem sido reconhecida como uma Igreja que prega e vive a verdade bíblica. Aqui não tem troca com DEUS e nem esses “sacrifícios” financeiros. A Palavra de DEUS está em primeiro lugar e fazemos questão de ensiná-las aos nossos irmãos e visitantes. Se você não tem condições de reconhecer um homem/mulher de DEUS venha participar de um dos nossos cultos. Traga seu problema e vamos juntos invocar o nome de JESUS. O milagre vai acontecer!!

TEMOS QUE IR AO ENCONTRO DE DEUS.

Há muitos que querem e precisam de milagres, mas não vão a Igreja. Preferem ir ao bar da esquina para tomar cerveja e conversar com os amigos para esquecer dos problemas, ou vão para casa ficar presas a frente de uma tv vendo novelas/filmes/jogo. Alguns colegas no trabalho me pedem: “Quando você foi no culto ore por mim”, “se você for a Igreja não se esqueça de orar por mim”. Eu respondo com toda delicadeza e amor: “Claro que oro, mas eu convido você a vir comigo para oramos juntos”, mas infelizmente a maioria não quer ir. Muitos ficam em casa curtindo o seu problema e reclamando da vida. São capazes até de dizer que DEUS tem sido injusto.

Se queremos um milagre precisamos ir ao encontro de DEUS. Temos que estar dispostos a fazer o que for necessário para irmos nos encontrar com DEUS, pois afinal de contas somos nós que precisamos do milagre. Não queremos sair do nosso conforto e nem da nossa comodidade. No versículo 22 está descrito o “sacrifício” que a sunamita fez, e penso que ela não mediu esforços para se encontrar o profeta Eliseu. Tem um segredo nisso!!!

ONDE ENCONTRAR A DEUS?

Estar consciente de que precisamos de um milagre e de que temos que ir ao encontro com DEUS não é suficiente. Precisamos saber ainda onde encontrarmos a DEUS? Nos versículos 24-25 está registrado que a sunamita sabia onde encontrar a DEUS.
Com toda certeza não é numa mesa de bar, ou na frente de uma tv, ou prostrado numa cama que iremos encontrar a DEUS.
É na Igreja que primariamente encontramos a DEUS. Muitos não vão a Igreja, mas querem um milagre. JESUS disse que as porta do inferno não prevalecerão contra a sua Igreja. O apóstolo Paulo afirmou que é na Igreja que a multiforme sabedoria de DEUS é manifesta. É na comunhão que o Senhor ordena a sua benção. Nos cultos onde a Palavra de DEUS é pregada com poder e com unção. Não existe Igreja em casa, como muitos fazem. Apesar das comodidades da vida moderna, onde é possível assistir um culto pela tv ou Internet, ou até mesmo adquirir mensagem em CD ou DVD para assistir em casa, nada disso substitui a nossa presença nos cultos.

Ir a Igreja deveria ser um prazer e uma necessidade. Um dia na casa de DEUS vale mais que mil dias. Mas o Diabo tem enganado as pessoas e as mantem presas em casa envoltas com seus problemas. Estão vivendo na escravidão. Entre ficar em casa e ir para a Igreja não deveria existir opção, ainda que muito cansado estejamos. Estar na Igreja é a oportunidade que temos para nos lançar aos pés do Senhor, ter comunhão com a Igreja, sermos alcançados pela ministração da Palavra de DEUS, sermos ministrados pelo ESPÍRITO SANTO. Se Igreja não fosse necessária, JESUS não a teria estabelecido!!!

{mospagebreak}

A FÉ É IMPRESCINDÍVEL. CRER QUE NO ENCONTRO COM DEUS ALGO VAI ACONTECER.

É impressionante o fato da sunamita ter dito que estava “tudo bem”, versículo 26, quando foi perguntada como estava ela, seu marido e filho. Como que ela poderia dizer isso se seu filho estava morto? Por meio da fé em DEUS que ela aprendeu a ter. Quando vamos a Igreja temos que ir com fé. Quando precisamos de um milagre, precisamos ter fé. Crer no incrível, esperar o inesperado, ver o invisível. Simplesmente fé na pessoa de JESUS, mais nada. Não tem troca, apenas dependência do favor divino.

Quando um leproso perguntou para JESUS se ele queria curá-lo, JESUS prontamente respondeu: “quero, fica limpo”, e imediatamente aquele homem recebeu o milagre. Fé é certeza das coisas que se esperam, Hebreus 11:1.

Parece meio redundante afirmar que para acontecer um milagre precisamos ter fé, mas quantos cristãos que deveriam demonstrar fé, encontram-se tão debilitados, feridos e fracos, necessitando de serem alertados que não podem jamais descrer, pois é exatamente isso que o Diabo quer.
A provação da nossa fé é constante, e os problemas estão aí para nos experimentar. Fique firme em DEUS e você vai ver o milagre acontecer na sua vida.

O QUE PEDIR A DEUS, APESAR DELE SABER DE TUDO.

Esse é o nosso maior pecado, não saber pedir. Tiago disse que não temos recebido por que pedimos mal. JESUS disse que devemos pedir, pois todo o que pede irá receber. Tudo está conspirando para sermos abençoados, pois JESUS também disse que tudo quanto pedimos ao Pai em nome dele iremos receber. Glória a DEUS!!
O rei Salomão soube pedir: “quero sabedoria para reinar sobre o povo de Israel”, pois é. Talvez se fossemos nós iríamos pedir fama, poder, acertar na megasena acumulada, um carro irado, uma cobertura na praia, etc.

A sunamita não pediu nada, nem mesmo um filho. Foi o profeta Eliseu que disse a ela que teria um filho dali a um ano, e aconteceu exatamente como o profeta disse. E agora o filho do milagre estava morto, e ela estava na presença do profeta dizendo a ele que não havia pedido, mas que agora algo precisava acontecer. Ela soube pedir sem pedir, versículos 27-28.
O apóstolo Paulo disse que o ESPÍRITO SANTO intercederá por nós sobremaneira, pois não sabemos orar como convêm, então temos que depender totalmente de DEUS até para orarmos. Saber pedir, talvez esteja aqui o entrave das nossas orações.

QUE NÃO PODEMOS DESISTIR E QUE TEMOS QUE PERSEVERAR.

Todo milagre vai exigir algo de nós, além da fé e do sacrifício pessoal, vai exigir de nós persistência e perseverança. Tudo vai acontecer no tempo de DEUS e não nosso, mas o nosso alento é saber que o Senhor deseja que a nossa alegria seja completa, João 15.
Permanecer firme, confiante e positivo, pois aquele que prometeu é fiel para cumprir. JESUS É FIEL!!!

O profeta Eliseu enviou Geazi à frente para colocar o seu bordão no rosto do menino morto, mas a sunamita disse que não sairia de perto do profeta, versículo 30. Ela fez o que devemos fazer sempre, permanecer na presença do Senhor. Imagine se os grandes inventores desistissem quando deram errados seus primeiros experimentos e testes, o que seria da sociedade? Devemos observar que a paciência faz parte do fruto do ESPÍRITO, Gálatas 5, e nessas horas em que não sabemos o que fazer, também temos que saber o que não devemos de fazer. Os maiores erros são cometidos quando tomamos decisões precipitadas.

Infelizmente é muito comum quando as pessoas passam por problemas se afastarem da Igreja, sendo que é geralmente porque estão passando por problemas. Fazem exatamente o oposto do que deveriam de fazer. É justamente nessas horas que devemos nos apegar a DEUS e nos ministros que o Senhor colocou em nossas vidas, como a Sunamita fez.

Não é fácil não desistir, só quem já passou por diversos problemas na vida sabe o preço que pagou por permanecer firme em DEUS, mas podemos afirmar com toda certeza que valeu muito a pena esperar o momento de DEUS. Davi disse que quando o Senhor restaurou a sua vida ele ficou como quem sonha, Salmos 126. Há um galardão para aqueles que esperam no Senhor. Isaías, o profeta, disse que os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, é exatamente esse suprimento sobrenatural de energia que precisamos do Senhor quando estamos atravessando aquele “vale escuro e sombrio”.

SER GRATOS A DEUS, POIS PODEMOS TRANSFORMAR AS BENÇÃOS EM MALDIÇÕES.

Versículo 37 diz que a sunamita agradeceu ao profeta Eliseu, pegou seu filho e saiu. Esse “saiu” não quer dizer abandonar.
Quantas pessoas vão a Igreja atrás de uma benção, de um milagre. Participam de todos os cultos, estão ali fervorosos, firmes, procuram o pastor para aconselhamento e oração, querem visitas e apoio. Mas tão logo o milagre acontece, essas mesmas pessoas simplesmente pegam seu “filho” (o milagre), às vezes agradece e somem da Igreja. Não vão mais aos cultos ou diminuem a freqüência. Não querem mais compromisso, nem visitas nem que o pastor as procure. Agem como um dos 9 leprosos que não voltaram para agradecer a JESUS pelo milagre recebido.

Quantos cristãos por agirem dessa forma, fazem da benção recebida uma grande maldição, pois agora estão sempre cansados, nunca tem tempo, depois eu vou, etc. Dão desculpas atrás de desculpas. Dizem: “agora estou estudando a noite”, “tenho que fazer isso justamente no domingo pois não tenho outro dia”, “estou tão cansado”, etc. O inferno também está cheio de pessoas que não tinham tempo para DEUS. As prioridades são outras e a vontade de DEUS ficou para depois.

Ser grato a DEUS é muito mais que agradecê-lo pelo milagre recebido, mas é manter a constância, a fidelidade, a obediência e o compromisso com DEUS e com sua Igreja. Alguns dizem: ”não estou indo a Igreja, mas eu continuo cristão”, ou “DEUS sabe que gostaria de ir, mas não tenho podido”. Estão se enganando, pois o problema não é ir ou não a Igreja, mas sim a motivação. Será que não vale o nosso sacrifício pessoal, abrirmos mão do nosso conforto e comodidade para servimos ao Senhor? Será que teremos que viver de problema em problema para entendermos que o JESUS deseja tanto o nosso serviço quanto a nossa comunhão?

Para manter a chama acesa é necessário manter junto o carvão, assim um carvão que fica longe dos demais a tendência é esfriar. Quantos “abençoados” estão frios, gelados, espiritualmente?

Veja que a Sunamita manteve o seu relacionamento com o profeta Eliseu, leia II Reis 8. Por isso é que podemos afirmar que ela saiu apenas do recinto mas manteve a chama da proximidade com o profeta e DEUS. Ela foi novamente abençoada por isso, e se você quer um milagre, além de ser grato, mantenha a chama espiritual acesa na sua vida servindo ao Senhor na Igreja e estreite a comunhão com os irmãos em CRISTO. Não se afaste da Igreja, pode ser “mortal”?

Ministramos sobre sua vida as mais ricas bênçãos de JESUS e o milagre que você precisa está à sua disposição.

Pr. Álvaro Roberto
Igreja de Nova Vida em Itapoá – Vila Velha/ES

Última atualização em Qua, 23 de Novembro de 2011 23:14
 

Comentários  

 
0 # leuza guedes 18-10-2010 12:57
Amei o estudo. que Deus possa continuar a direcionar a sua vida em prol da verdade.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # alexandre dias 18-11-2010 21:20
:lol: linda palavra
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # ZORA 20-11-2010 19:16
eu gostei!! :-) mais aconteceu um negosso que eu tó irada foi com um meo pastor.., Deus abençoe ele !!!!!!!!!! :sad: :sad:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # ZORA 20-11-2010 19:21
Deus te abençoe :lol: :D :roll:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Pb. Sidney 08-08-2011 20:33
Muito bom seu estudo, e infelizmente vemos muitos, dentros de nossas igrejas, que, por qualquer motivos, culpa, pastor, irmãos, até mesmo Deus, louvo a Deus por ainda há remanecentes na famlia de Deus.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # elykast 15-10-2011 22:28
Muitoooo bemmmm! LInda mensagem de reflexao, for;a e estimulo..Parabens..Deus aben;oe mais e mais sua vida!!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # vanessaElaine 15-11-2011 15:10
estou em busca do meu milagre desde o dia 18/10 aproximadamente . Qdo Jeova mover a minha pedra, todo este mundo ira saber!!! Aleluia! Gloria a Deus!!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # JACIRA COSTA REIS 11-12-2011 23:23
Pr. Àlvaro
Sois um homem verdadeiramente ungido e enviado por Deus, pois não explora seus fiéis!
Olha tenho passado por um grande deserto, um vale muito escuro, dificuldades financeiras, uma empresa no vermelho, e em decorrência as doenças apareceram (pressão alta, diabetes, pressão alta),cheguei no limite! mas nem por isso deixei de acreditar nas promessas do Senhor, a minha fé em Deus, e no poder que ele tem para transformar a minha vida é muito forte!
Tenho implorado a misercórdia divina, por um milagre, um sobrenatural e estou firme na minha fé que Deus vai mudar esta situação, pois tudo posso naquele que me fortalece! È uma pena Pr. Àlvaro que estou muito longe da sua igreja, moro em São Paulo, mas isso não impede que o senhor ore por mim!
Deus o abençoe e o ilumine cada vez mais!
Jacira Costa Reis
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Pb Enos 26-12-2011 20:05
Que Deus te abençoe continue sendo este vaso abençoado; trazendo sempre uma mensagem de esperança e ensinado a ter esperança; Deus e contigo.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Daniel Rodrigues 17-04-2012 20:42
Pr. álvaro,

Fiquei até sem palavras para expressar este texto... Realmente é muito lindo e tenho certeza que ajudou muitas pessoas que tanto necessitam de milagres. Pode ter certeza que eu já obtive o meu em tomar consciência das minhas responsabilidad es para com o nosso Deus pai e tenho certeza que a partir de hoje serei outra pessoa e também alcançarei o meu milagre... Que será de nunca desistir e perseverar sempre os meus objetivos, porém sempre ajudando, amando e respeitando o nosso próximo. E que seja feita a vontade de DEus em nossas vidas.

Fique com Deus!

Abraços,
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # sheila maria soares 17-06-2013 13:20
leia
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Página do Portal Nova Vida no FacebookTwitter Portal Nova VidaComunidade do Portal Nova VidaRSS

Portal Nova Vida Site oficial do Conselho de Ministros das Igrejas de Nova Vida do Brasil · Produzido pela W3 Interativa