A importância do Batismo nas Águas PDF Imprimir E-mail
Sex, 28 de Novembro de 2008 10:20

iconA importância do Batismo nas Águas( 72 KB )

Introdução

Uma das palavras mais conhecidas no cristianismo é a palavra batismo. Geralmente ao pronunciá-la nós imaginamos logo o batismo nas águas. Porém, fato é que Jesus também nos ensinou sobre o batismo no Espírito Santo (lição que trataremos mais tarde). Há, contudo, um outro tipo de batismo não tão frisado como esses, mas ainda assim de suma importância para que possamos entendê-lo. Trata-se do batismo no corpo de Cristo. Visando nosso aperfeiçoamento espiritual, bem como a compreensão clara da relevância do conhecimento das verdades bíblicas, trataremos de dois tipos de batismo:batismo no corpo e batismo nas águas.

O que o batismo não faz

Enquanto alguns ignoram a importância do batismo nas águas, outros supervalorizam este momento. O catolicismo deixou como herança o conceito de que a água batismal transfere graça divina, tanto que batizam crianças para que "não morram pagãs", segundo ensinam. Esta doutrina, perigosa, é aquela que prega a "regeneração batismal", ou seja, que o batismo nas águas participa da salvação do homem, purificando-o de seus pecados. É bom nunca esquecer que a salvação é a conseqüência de arrependimento de pecados daqueles que depositam sua fé em Jesus Cristo como único Senhor e Salvador.

O batismo no corpo de Cristo

O batismo no corpo de Cristo, ou batismo da salvação, é o batismo simbolizado no batismo nas águas. Vejamos:

"Quem crer e for batizado será salvo, quem, porém não crer será condenado" (Mc 16:16).

À primeira vista este texto parece nos dizer que realmente o batismo é essencial à salvação do homem, algo que juntamente com a fé o purifica. Sendo assim, de fato faz sentido ter o batismo valor sacramental na salvação do homem. Contudo, ao pensarmos dessa maneira estaríamos negando tudo quanto a Bíblia ensina sobre a simplicidade da salvação. A Bíblia em ponto nenhum coloca o batismo como integrante desse maravilhoso acontecimento. Por que, então, ela frisa este versículo como parte essencial no processo de salvação juntamente com a fé? A resposta é que este batismo não é o nosso conhecido batismo nas águas, e sim o batismo no corpo de Cristo. Vamos esclarecer um pouco mais esta questão. Batismo significa no original grego"imersão". Antes de seguirmos a Cristo estávamos afastados de Deus e longe da vida eterna.

Contudo, quando nos arrependemos,cremos em Cristo como o único caminho para Deus, fomos "imersos" na vida eterna. Passamos então a fazer parte de um só corpo,o corpo de Cristo, que é a igreja.

Veja o que Paulo nos diz: "Pois em um só Espírito todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito." (1Co 12:13). Ou seja, por este "batismo" fomos imersos num só corpo espiritual, fomos "batizados no corpo de Cristo". Este é,sem dúvida, um "batismo espiritual", invisível, que acontece no exato momento da conversão, fazendo com que "...quem crer e for batizado será salvo" (Mc16:16). Este batismo nos insere, nos batiza na vida eterna. A partir desse momento a vida que recebemos não é nossa, é a vida de Deus. Esta "imersão" na vida eterna, na vida de Deus, é o "batismo" no corpo de Cristo, o momento em que passamos a desfrutar da vida eterna. Precisamos entender também que muitos crêem, mas não são "batizados no corpo de Cristo",pois crêem sem se arrepender. Aceitam a idéia da salvação, reconhecem que estão errados, mas não se arrependem (não mudam). Então crêem, mas não se salvam de sua condenação. Arrependimento é uma ação, uma atitude do pecador contra o pecado, mudando sua forma de pensar,que conseqüentemente o leva a uma nova forma de agir. O arrependimento é que é essencial à salvação. Pedro foi muito claro em afirmar:"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados". (At 3:19).

Nossa circuncisão espiritual

Muita gente confundia isso. Criam que bastava o batismo nas águas após acrença na promessa, para que já tivessem garantido seu passaporte para o céu!Mas Paulo sabiamente explicou que: "Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus". (Rm 2:29). Em outras palavras, Paulo queria mostrar-lhes que o batismo que salva é o espiritual, não o físico. Por isso ele exorta os irmãos de Filipos aterem cuidado com os da "falsa circuncisão" (Fp 3:2,3).

Ele nos faz andar em novidade de vida

Esta união espiritual é feita quando somos imersos (batizados) em Cristo. "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois,sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição". (Rm6:3-5). Muitos têm dificuldade em entender este batismo, pois entendem que Romanos 6 se refere ao batismo nas águas, quando de fato não o é . A questão é mais de entendimento do significado original (como vimos até aqui) do que de doutrina bíblica. Veja bem, a Bíblia é muito clara ao afirmar que a justificação é efetuada pela fé.

A reforma protestante inclusive teve seu braço de apoio no texto: "O justo viverá pela fé" (Rm 1:17). Ainda em Romanos lemos: "Justificados, pois,mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo". (Rm 5:1). No capítulo seguinte Paulo continua desenvolvendo o mesmo raciocínio(justificação), escrevendo: "Ou,porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo..." (Rm 6:3-4a). Este batismo que nos libertou do pecado, é o das águas? Mas ele não escreveu que fomos justificados pela fé? Paulo especifica: fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte. Portanto, é um batismo que ocorreu uma só vez (sacrifício único e perfeito), e cujos benefícios espirituais nos alcançam(a justificação) quando entregamos nossas vidas a Ele. Tanto este batismo de Rm 6 é o batismo espiritual no corpo de Cristo, e não das águas, que Paulo continua dizendo: " Porquanto quem morreu está justificado do pecado" (Rm 6:7). A justificação ocorre no batismo nas águas? Não, ocorre no momento da conversão. Portanto, o "batismo espiritual" (não o ato físico) traz a justificação do pecador. Dizer que o batismo nas águas nos justifica do pecado é retornar do cristianismo da graça à lei. Jesus não instituiu o batismo nas águas como um momento litúrgico, mágico ou legalista, mas como expressão do momento gerado quando da efetivação da expiação dos pecados: a fé. Lembre-seque o cristianismo abriu os olhos dos cristãos judeus para que não aceitassem mais a circuncisão (At 15:6ss), por ser a verdadeira circuncisão a que é do coração e não a da carne.

Porque é chamado de batismo no corpo de Cristo?

O batismo da salvação também é chamado de batismo no corpo de Cristo, pois somos "...filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes". (Gl 3:26,27).

{mospagebreak}

O batismo nas águas

O cristianismo verdadeiro não é uma religião ritualista; a essência do cristianismo é o contato direto do homem com Deus, por meio do espírito. Portanto,não existe uma ordem dogmática, litúrgica e inflexível para cultuá-lo, pelo contrário, deve haver liberdade para adotar o método que lhe seja mais adequado para expressar a sua nova vida. Apesar disso, existem duas cerimônias que são essenciais e que devem ser mantidas por serem divinamente ordenadas: o batismo nas águas e a Santa Ceia, descritas como"ordenanças", porque foram ordenadas pelo próprio Senhor.

O batismo de João Batista

Israel já se acostumara com as liturgias, e se limitava às cerimônias como a circuncisão, o batismo de prosélitos, os rituais de purificação, para pensar que estava bem com Deus. Até que surgiu João Batista no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados (Mc1:1-5). João pregava a respeito daquilo que fazia com que Deus perdoasse e purificasse o pecado do ser humano, o arrependimento.

E somente após as pessoas se arrependerem (e conseqüentemente ficarem purificadas), as batizava nas águas como um sinal desta purificação. Em Mt 3:7,8 João deixou bem claro que o batismo não é um ato formal,pois para alguém ser batizado tem que provar que produz frutos dignos de arrependimento. O batismo de João – uma novidade entre os judeus - foi uma "ponte" entre a Antiga e a Nova Aliança.

O que é o batismo nas águas?

Declaração pública (confissão) de uma nova vida

Jesus, poucos dias antes d o Pentecostes, estava com os discípulos e fez uma declaração importantíssima (Mt28:18-20). Portanto Jesus nos deixou ordens para praticar dois memoriais para que a igreja os conserve até o dia em que ele volte. Ele não somente disseque o batismo nas águas deveria se tornar uma prática comum entre seus discípulos, como lhes deu autoridade, em nome da TRINDADE, para fazê-lo. Em outras palavras, o batismo nas águas não é um rito, mas uma ordenança dada diretamente por Jesus. O batismo nas águas é uma posição pública e visível da fé em Cristo, da nova criatura em que nos tornamos.

Batismo: Causa ou conseqüência do arrependimento?

Entendendo isso é que podemos compreender a pregação de Pedro, quando disse no discurso do pentecostes: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo". (At2:38). Neste texto há uma interligação do batismo no corpo (Arrependei-vos) com o batismo nas águas (seja batizado). Aparentemente ele nos fornece a interpretação de que temos que ser batizados nas águas (pois o contexto aqui é batismo nas águas, tanto que após a pregação foram batizadas quase três mil pessoas) para que sejamos salvos. Mas preste muita atenção: A Bíblia não se conflita com a própria Bíblia! Então vamos dar uma olhada no original grego da palavra que condiciona a salvação ao batismo: "para" (seja batizado... para remissão dos pecados). Esta palavra traduzida do grego é na verdade uma locução prepositiva,cuja tradução mais fiel seria "em razão de" ou "por causa de." Sendo assim a frase "seja batizado...para remissão dos pecados" ficaria mais correta em seu sentido se enunciada da seguinte maneira: "seja batizado...EM RAZÃO DA remissão dos pecados".

Em outras palavras: Pedro não colocou o batismo nas águas como condição para salvação, e sim como conseqüência da salvação. Como lembra H. Harvey, " a única condição para a salvação apresentada no Novo Testamento é a fé pessoal em Cristo - uma condição espiritual e não formal".

Para lembrar o que já dissemos algumas páginas atrás e observar o que o batismo nas águas simboliza, leia Rm 6:4,11.

Também é importante frisar que o batismo nas águas não é apenas uma simbologia do batismo no corpo, mas é também uma declaração de fé em Jesus Cristo. Se você crê, você deve se batizar, pois dessa maneira você declara à igreja sua fé em Jesus Cristo,obedece a seu mandamento e confirma publicamente sua "imersão" (batismo) no corpo de Cristo, tornando-se assim um membro da igreja de Jesus Cristo na terra.

Formado batismo

Batismo por imersão - É bom que nos lembremos que esta palavra (imersão) no grego, literalmente significa "baptizo" - imergir. E tentar mudar o significado dessa palavra - imergir - é uma violência contra a língua e contra a história do termo. Vejamos o que a Bíblia fala sobre isso,analisando os versículos:

  • Mateus relata em seu evangelho que muitas pessoas iam até o Jordão (Mt 3:5,6). Por que havia necessidade de se entrar na água e dela sair, e com cautela, visto se tratar de um rio como o Jordão,quando o batismo poderia ser por aspersão, bastando para isso apenas um copo de água? A razão é que o batismo significa imersão e representa o ato de "lavar os pecados".
  • O próprio Cristo se dirigiu ao rio Jordão para ser batizado pelo seu primo João Batista (Mt 3:13-17). Observe que Jesus entrou na água e dela saiu.
  • O batismo por imersão era tão necessário que João só batizava onde havia muitas águas (Jo3:23).

Batismo em nome da Trindade

Jesus deixou o padrão de como devemos batizar (Mt 28:19). Esta é a forma bíblica pela qual devemos ministrar o batismo. Não se deve batizar em nome de Jesus, como alguns fazem, e sim no nome das três pessoas da Trindade. As declarações batismais do livro de Atos (At 2:38/8:16/10:48/19:5) não são fórmulas de batismo, mesmo porque são diferentes entre si. Citavam isoladamente o nome de Jesus para dizer que era o batismo cristão (de Cristo) e não o batismo judeu de prosélitos, de João Batista (At 19:3), de Paulo (1Co 1:15) ou de qualquer outro. Devemos batizar sob a ordenança de Jesus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Condições para ser batizado

O Arrependimento e Fé

Analisando novamente a frase de Pedro no discurso do Pentecostes, vemos o que é necessário para que alguém seja batizado nas águas (At 2:38).

Nesse texto vemos que a ordem de Jesus estava sendo cumprida por seus discípulos, e que a única condição que havia para alguém ser batizado nas águas era a de que se arrependesse , o que demonstra a fé que a pessoa tem. Ou seja, só após alguém ser salvo é que pode ser batizado. Batismo é para os salvos e não para salvação.

Após o discurso de Pedro, veja o que aconteceu At 2:41. Portanto fica claro que o batismo é posterior à fé em Jesus Cristo. Vejamos outros exemplos:

Paulo diz que Lídia o "escutava" e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois foi batizada, ela e toda a sua casa (At 16:13-15). Aqui observamos dois fatos. O primeiro é que o Espírito Santo é quem convence o homem de sua condição perante Deus. O segundo é que depois de arrepender-se, o certo é o crente ser batizado. Na conversão do carcereiro em At 16:27-34 diante de Paulo e Silas ele perguntou:"senhores, que devo fazer para ser salvo?... a seguir, foi ele batizado, e todos os seus..." Neste texto aprendemos outra verdade a respeito do batismo nas águas: na mesma noite em que o carcereiro e sua família se converteram eles foram batizados. O mesmo aconteceu com o eunuco, que foi batizado assim que se converteu (At 8). O que entendemos nesses textos é que o batismo pode ser imediato (logicamente após apessoa demonstrar fruto de arrependimento), na mesma hora e na primeira oportunidade. Apesar de não ser uma regra, o texto é claro quanto essa possibilidade.

{mospagebreak}

Dúvidas quanto ao batismo nas águas

Pessoas podem ser batizadas sem serem salvas?

Será que alguém pode ser batizado sem estar salvo? A resposta infelizmente é sim, pois as aparências enganam. Muitos aceitam o evangelho com alguma segunda intenção ou sem que haja acontecido um genuíno arrependimento;continuam pensando e agindo da mesma maneira, pois não houve na verdade uma "rendição" a Cristo. Este foi o caso de um mágico de Samaria chamado Simão. Quando viu que Felipe,pelo poder de Deus, exercia milagres, ele creu, e a Bíblia diz que "o próprio Simão abraçou a fé e tendo sido batizado..."(At 8:13). Ele creu, mas não se arrependeu de seus pecados. O crer é visível, mediante uma declaração da pessoa. Quanto ao arrepender-se, somente Deus tem conhecimento, pois é algo interior. A crença de Simão enganou Felipe, que o batizou, mas os "frutos de arrependimento" não apareceram. Tanto que Pedro lhe disse "Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus...."(At 8:21,22).

Em outras palavras: não basta crer; a pessoa deve apresentar frutos dignos de arrependimento. Esses frutos são um testemunho claro da fé em Jesus, para que apessoa seja batizada, pois sem o batismo estaria representando algo que não aconteceu na vida dela.

E o batismo de crianças?

Ficou bem claro que para que alguém seja batizado nas águas deve haver arrependimento e fé (Mc 1:4,5), essas são as condições essenciais para que haja o batismo nas águas. O batismo de crianças não somente é inválido, como é vetado a elas. Raramente uma criança tem condições de se arrepender de seus pecados contra Deus e ter fé no evangelho regenerador de Cristo.

Então a partir de que idade devem ser batizados? Bem,o mais sensato é perguntar ao candidato por que quer se batizar e verificar se o faz com a consciência de que está arrependido de seus pecados. O arrependimento precede o batismo. Se há arrependimento, pode haver batismo. A idade em que uma criança se torna consciente para este ato deve ser medida principalmente pelos pais, e o pastor pode servir de orientador para trazer luz à questão e orientar o candidato.

O batismo é um sacramento?

A palavra de Deus, quando ensina a respeito de salvação, expõe desde a situação natural do homem perante Deus até o novo nascimento. Explica sobre o motivo de Deus querer salvar o homem, o plano de salvação, a expiação, a redenção e, especificamente, as condições para que alguém possa ser salvo:arrependimento e fé. Em nenhum momento se fala que o batismo nas águas é uma condição para a salvação, nem tem participação alguma nesse ato. O batismo não tem valor sacramental, ou seja, a água não transmite graça, nem santifica o objeto deste ato.

O batismo é para os salvos?

A posição de Paulo e dos demais apóstolos era claramente não-sacramentalista. Tanto era assim que Paulo disse aos coríntios que só fez três batismos naquela região (1Co 1:14-17). Por que razão era missão de Paulo pregar o evangelho, e não batizar? Porque o batismo não salva nem purificação homem de seus pecados. Somente a pregação do evangelho é capaz de fazer com que o homem,mediante a convicção de falta perante Deus, se arrependa e creia que o sacrifício de Jesus é a única forma de resgate já pago a Deus para libertá-lo e salvá-lo. O que Paulo dizia é que,afinal de contas, o batismo é para os que já foram salvos! Ou seja, primeiro a pessoa é salva; depois, como testemunho público da sua fé e representando seu batismo no corpo de Cristo, aí sim ela é batizada.

A água é símbolo e não meio

Infelizmente há pessoas que pensam que ao emergirem das águas batismais saem delas purificadas, como se a água fosse um meio de a graça de Deus lhes ser transmitida. Não. A água é símbolo, não meio! O batismo nas águas não garante deforma alguma que todos os que são batizados são possuidores das realidades por ele simbolizadas.

Paulo utiliza um fato da história de Israel para esclarecer este ensino (1Co 10:1,2,5,12). Veja que Israel atravessou o mar vermelho (foi batizado), mas logo depois caiu em idolatria. Neste exemplo ele mostrou que o batismo ocorrido não operou mudança no povo. É por isso que quando escreveu aos romanos foi tão claro: o que vale é o que está no interior, e não o que é exteriorizado. Haver sido circuncidado ou batizado nas águas (físico/visível), não significa muita coisa em se tratando de salvação e santidade (Rm 2:28,29).

Porque devemos ser batizados nas águas?

  • Como já foi visto, o batismo foi ordenado por Jesus a ser feito por seus discípulos. Se somente houvesse isto já seria suficiente para que o fizéssemos, caso queiramos ser seus discípulos.
  • Mas - perguntariam alguns - se o batismo nas águas não é um ato que gera vida espiritual na pessoa (regeneração), e só vive para Deus aquele que morreu e foi sepultado para o mundo, para que serve o batismo, uma vez que o "fato" já foi realizado? Imagine se Abraão ao ouvir de Deus que a circuncisão era um sinal da Aliança, fizesse a mesma indagação para Deus:"Senhor para que cortar um pedaço da minha pele? Vai me machucar!". Não temos dúvidas que o caso dele foi mais doloroso, mas Abraão entendia, como os judeus hoje entendem, que se trata de uma identificação pública, o sinal de um compromisso com Deus.
  • Representa - explicando aos que não entendem e relembrando aos que entendem - que morremos para o nosso passado distante de Deus, agora não existindo mais sobre nós as culpas anteriores, tendo sido feito novo. Isto é que é a novidade de vida. O ato do batismo nas águas simboliza-se como declaração pública de fé, a morte e sepultamento da velha vida e a ressurreição para uma nova vida.

"O batismo nas águas por imersão é mais do que um testemunho público da nossa fé. Ele representa um ato de obediência. E a Palavra de Deus nos ensina que a obediência aos preceitos de Deus é melhor do que qualquer esforço humano".

Tito Oscar,bispo
INV São Paulo

Última atualização em Sex, 28 de Novembro de 2008 10:52
 

Comentários  

 
+3 # URUBATAN GUABIJARA A 27-05-2011 14:40
ENQUANTO MUITOS ACESSAM A INTERNET PARA VER COISAS QUE NÃO EDIFICAM A ALMA,NÓS CRISTÃOS EVANGÉLICOS, FAZEMOS O CONTRÁRIO. TEM MUITOS CRISTÃOS, QUE NÃO CONHECEM A OS ENSINOS DO BATISMO EM ÁGUAS. A INTERNET ESTÁ CHEIA DE COISAS QUE EDIFICAM, AINDA BEM QUE AINDA TEMOS COISAS BOAS, ATÉ O SENHOR VOLTAR. AMÉM.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # joao frazao 14-05-2014 14:37
Eu cristão católico tambem acesso meu amigo.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+3 # José Lima 04-06-2011 12:32
:lol: Excelente! Bem articulado, fundamentado nas Escrituras e com abordagem clara! PARABÉNS!
Deus continue te abençoando e inspirando escrever artigos como este!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Jhonys Clei 11-08-2011 14:18
nossa muito obrigado por tudo que o senhor escreveu esclareceu varias duvidas
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # leonardo r 11-09-2011 00:26
mUITO OBRIGADO POR ESSA ESPLICAÇÃO TIREI MUITAS DUVIDAS QUE EU TINHA SOBRE O BATISMO;qUE Deus continue te abençoando.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+3 # carolaine 16-09-2011 14:52
:roll: ajudo muito
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+5 # Scarlett 02-10-2011 17:20
:lol: Hoje fui batizada nas aguas pelo Espirito Santo... Meus irmãos podem crer, é a melhor escolha de suas vidas !!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-1 # doralice dos santos 08-11-2011 03:10
eu gostaria que voces me repondece porque ser batizado e nascer de novo por favor me reponde
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # doralice dos santos 08-11-2011 03:12
sobre o batismo poque ser batizado e nascer de novo
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+5 # pr joseilton 20-11-2011 21:10
continuamos ne fe levando as pessoas a deus :-)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Pb. Jorge Santanna 22-10-2012 14:04
artigo bem didático,parabé ns :-)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # adenilson peruchi 11-11-2012 21:57
vc escreve bastante, mas fica fraco alguns argumentos sobre o batismo, veja bem, jesus disse, no nome, e não nos titulos do nome. Onde arrumar os nomes dito em mateus 28 ? está NELE em JESUS.(SENHOR-pai),(JESUS-filho),(CRISTO-espirito santo). Se vc disser que SENHOR não é nome, CRISTO tambem não é. e como vc o chama de SENHOR JESUS CRISTO vc não esta equivocando na sua doutrina? lembre-se que ELE foi feito (SENHOR e CRISTO) assim disse pedro no dia do batismo em pentecostes.Está escrito aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo, então invoque o nome Dele nas aguas do batismo OK? BOA SORTE.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # rollande 25-11-2012 16:42
aleluia
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # Pastor Antonio 02-12-2012 18:04
:-| Gostei muito do estudo sobre batismo porque no ensina a imporãncia em ser batizado não somente nas água mas está imerso no copo de Cristo, vimos também a importância de ser batizado no Espírito
Santo.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # miss camila 10-12-2012 21:49
:lol: e muiiito bom sade um pouco sobre batismo!!!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Luan Carmo 23-01-2013 16:46
Esse site é uma benção muito bom,a saber um pouco mais....
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # samilly 10-03-2013 15:16
eu vou se batizada e eu acho que essas palavras e de obrigaçao para quem quer se batizar nas aguas ;-)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # TÂNIA SANTOS 23-03-2013 20:21
:lol: É MUITO GOSTOSO LER A PALAVRA E LER ESTUDOS EDIFICANTES SOBRE QUALQUER TEMA DA PALAVRA, MAS SOBRE BATISMO É MUITO GOSTO, MESMO TENDO QUASE TRINTA ANDOS DE CONVERTIDA E BATIZADA.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Gui 17-04-2013 13:23
Para entendimento do que e o batismo correto bjs
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+6 # rosani 23-04-2013 18:34
:lol: muito obrigado por me ansinar isso pois vou me batizar hj :lol:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
-2 # Jacinto L Dalla ROSA 27-05-2013 17:31
Batismo nas águas

O Batismo de João, nas águas, era para quem estava esperando a vinda de Jesus.
Cristo veio, crer nisto, abraçar essa fé, esse é o Batismo, assim disse Paulo, ele veio e cumpriu todas as Leis e Profecias. Quem se batiza nas águas,nega a Cristo, ainda esta esperando o messias, igual ao povo judeu.
“HÁ UM SÓ SENHOR, UMA SÓ FÉ, UM SÓ BATISMO”, Efésios 4.5
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # jcarlos proença 02-06-2013 02:40
parabens quanto mais materia sobre batismo mais almas se converte
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Edvan 28-06-2013 02:49
Ide e fazei discípulo meus todos os povos, batizando-os em nome Pai, e do Filho e do Espírito Santo....(Mt 28,18-20). (CRISTO NÃO DISSE SEJAM BATIZADOS COMO EU FUI!!!)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # Dayana 17-07-2013 16:02
Muito boa essa materia tirou todas as minhas dulvidas meu batismo sera em agosto. :lol:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # josu 26-08-2013 11:31
muito bom este site tinha algumas duvidas sobre batismo mais como encontrei o que tava precisando saber obrig. assim todos que precisam saber alguma tente proucurar aqui poque tem o que precisamos saber :lol:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Elaine silva 28-08-2013 15:43
Parabéns por esse site...onde podemos tirar nossas duvidas, excelente trabalho :lol:
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # ROBERTO SOUZA 05-09-2013 18:08
foi muito bom ler esta mensagem do batismo....
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # carlos de soza 29-09-2013 22:48
:D
exelente ,para quem tem dvidas.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # thalia 17-12-2013 21:04
:lol: gostei muito obg... legal!!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+2 # O Senhor é meu Pasto 31-12-2013 10:55
:lol:Bom dia...muito obrigado por esse esclarecimento....pois veio até mim juntamente no momento exato, pois estou querendo me batizar e até aqui o Senhor me conduziu....fica na paz...e desejo a ti e a todos que o rodeiam um ótimo começo de ano e que Deus abençoe todos os teus passos de fé!!!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Marcelly Gabrielly 16-02-2014 16:26
:lol: :lol: muito bom e muito legal achei ótimo
Me ajudou muito
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # Roberta Cristina 16-03-2014 11:50
:lol: Adorei a matéria sobre o significado do batismo nas àguas,foi muito esclarecedor.Eu precisava muito esclarecer certas dúvidas que eu ainda tinha sobre o assunto pois vou me batizar nas àguas.Parabéns, que outras pessoas possam encontrar as respostas para as suas dúvidas e ter convicção da sua decisão.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # joao frazao 09-05-2014 13:33
Se a água é símbolo e não meio,se o batismo é para os salvos, se está salvo é porque não tem pecados ! porque entrar nas águas para lavar os pecados sendo q estes não existem mais ?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+3 # JOYCE ALVES DE MELO 19-05-2014 17:00
:lol: ME ESCLARECEU TODAS AS DUVIDAS REFERENTE AO BATISMO, E DE FATO EU PRECISAVA DESSE ESCLARECIMENTO POIS SEREI BATIZADA NO PRÓXIMO DOMINGO*** GLORIAS A DEUS POR ISSO, ESTOU MUITO FELIZ COM MINHA NOVA VIDA EM CRISTO E CREIO QUE O BATISMO É UMA LINDA FORMA DE EXPRESSAR O QUÃO BOM É VIVER EM CRISTO, HOJE SOU DE FATO FELIZ MESMO COM TODAS AS PROVAÇÕES, VIVER EM COMUNHÃO COM DEUS É MARAVILHOSO, POIS ELE ME SUSTENTA E ME MANTEM DE PÉ PELA SUA MISERICÓRDIA DIVINA...AHHHHHHH***
QUÃO MARAVILHOSO É SABER QUE SOU DE CRISTO E VIVER POR SUA PALAVRA!!!
OBEDECER A SUA PALAVRA É O MEU PRAZER *** QUERO VIVER NA SUA PRESENÇA ETERNAMENTE***M EU GLORIOSO DEUS.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Página do Portal Nova Vida no FacebookTwitter Portal Nova VidaComunidade do Portal Nova VidaRSS

Portal Nova Vida Site oficial do Conselho de Ministros das Igrejas de Nova Vida do Brasil · Produzido pela W3 Interativa